quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Defesa Civil de Petrópolis Reúne Órgãos para Simular Respostas a Desastres


Defesa Civil reúne órgãos para simular respostas a um desastre das chuvas

Cerca de 30 órgãos estarão reunidos nesta terça-feira (9/12), a partir das 9h30, na Secretaria de Proteção e Defesa Civil, para debater o que fariam durante um desastre das chuvas na Estrada da Saudade. Este será o exercício simulado de mesa do Plano de Contingência de Petrópolis, documento apresentado pelo prefeito Rubens Bomtempo em dezembro de 2013 e que define o que cabe a cada órgão em um desastre natural. O prefeito Rubens Bomtempo também participará do simulado.
Durante o exercício, a Defesa Civil descreverá com detalhes cada evento de um desastre fictício, como: quantidade de chuva a cada momento; local e horário de cada deslizamento; informações passadas por moradores à Defesa Civil pelo telefone 199; entre outros dados. À medida que os eventos fictícios forem acontecendo, os representantes dos órgãos irão informar o que fariam e quais recursos materiais e humanos que disponibilizariam.
“Este é o momento para erramos. Com o simulado, saberemos qual resposta não foi adequada, o que cada órgão poderia fazer diferente durante um desastre”, disse o prefeito.
Desde agosto, a Defesa Civil realizou quatro reuniões preparatórias para o simulado com representantes de órgãos envolvidos na resposta a desastres das chuvas. São órgãos municipais, estaduais, federais, empresas privadas, ONGs e concessionárias de serviço público.







Nenhum comentário:

Postar um comentário