quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Agente da Defesa Civil de Petrópolis Ministra Curso em Minas Gerais

O Assessor de Prevenção de Preparação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Corrêa, está neste fim de semana no município de Visconde do Rio Branco (MG), ministrando curso sobre prevenção e administração de desastres naturais.
Ricardo Corrêa, que também é instrutor da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, irá proferir palestra sobre a experiência de Petrópolis na prevenção e na resposta a desastres das chuvas.
O Curso é voltado para agentes da Defesa Civil da região, servidores municipais de Visconde do Rio Branco, Divinésia, Guidoval, Ubá e Guiricema, e para representantes das unidades militares da área.
O Convite partiu da Prefeitura de Visconde do Rio Branco. O objetivo do curso, que começou hoje (5/12) e será realizado até sexta-feira (7/12), é fortalecer a cultura da Defesa Civil na região.
Os Cinco Municípios São Atendidos por uma Unidade Estadual de Defesa Civil.
“Vamos levar a nossa experiência em Defesa Civil para esses municípios.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis tem um conhecimento acumulado sobre prevenção e resposta a desastres naturais, então vamos dividir esse conhecimento com esses municípios, para que eles estejam mais preparados para reduzir os riscos de desastres naturais. Lá, o maior risco é de inundação”, disse Ricardo Corrêa.
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, afirmou que, por determinação do prefeito Rubens Bomtempo, a secretaria vem fortalecendo parcerias com outros municípios em relação à prevenção de desastres das chuvas.
“Desde 2013, já recebemos grupos de órgãos municipais de Defesa Civil, que vieram conhecer a nossa Secretaria, como foi o caso de São José do Vale do Rio Preto e Magé.
Também estamos sempre em contato com outras Defesas Civis, buscando projetos que possam ser implantados em Petrópolis.
A ideia é Fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil, formado por todas as Defesas Civis do país.
Em uma situação de desastre, há sempre a colaboração entre municípios vizinhos. Então quem ganha com essas parcerias é a população”, disse Simão.
O Secretário ainda destacou a atuação de Ricardo Corrêa na Defesa Civil de Petrópolis.
Em março de 2013, ele foi atingido por um deslizamento no Quitandinha quando tentava convencer moradores a saírem de suas casas durante as fortes chuvas que caíam na região.
Após ficar soterrado por oito horas, Ricardo foi socorrido, ficou em coma e passou mais de quatro meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Mesmo após tudo o que aconteceu, Ricardo fez questão de voltar a trabalhar na Defesa Civil.
Ele é apaixonado por essa profissão e está sempre motivado em ajudar a salvar vidas”, disse Simão.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.
 Estivemos com a Diretora de Meio Ambiente Gevânia Namorato, com alguns membros da Roer Petropolis, Amarildo e Carlos, Com o Sr. Ricardo Correa da Defesa Civil Nacional, membros ativos da defesa civil de petrópolis, Lucia e Patrick da sociedade civil e da empresa Grupo Donadoni, contamos ainda com o apoio da ( Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco), demos inicio a uma parceria para promover a Defesa Civil e fortalecer nossa cidade para eventuais desastres, demos inicio ao um treinamento, onde buscamos aprender com os anjos e guerreiros das diversas entidades que lutaram pelas vidas de homens, mulheres e crianças, que morreram no maior desastre ocorrido na região serra do estado do Rio de Janeiro em 2011. Procuramos ajudar a desenvolver e acima de tudo zelar pelas vidas humanas de nossa cidade.
A fraqueza própria do ser humano, a clemência, a compaixão perante as desgraças e as adversidades do outro, a afabilidade e a benevolência são outras características que recebem o nome de humanidade
Seriam Fraqueza ? ou uma qualidade que nos mostra que somos capazes de mudar nossa história, ou força essa capaz de mover céus e montanhas pela vida de outros seres humanos o que motiva esse anjos guerreiros capazes de doar a própria vida em razão de uma outra vida desconhecida.
É o que podemos dizer somos irmãos, seres capazes de doar, amar e perdoar, é o que nos motiva a sempre seguir em frente mesmos que as diversidades seja insuperáveis






 Vista parcial da cidade de Visconde do Rio Branco mg






Nenhum comentário:

Postar um comentário