quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Medo e trauma, sentimentos que marcaram a vida dos moradores da região serrana rj


Medo e trauma, sentimentos que marcaram a vida dos moradores da região serrana rj


Medo e trauma, sentimentos que marcaram a vida dos moradores
Pessoas buscam por respostas e ações para evitar novos desastres. Lições e sede de novas ações vão ficar para o resto da vida.



Além do medo, do trauma, o que a maior catástrofe natural do pais fez mudar na vida das pessoas que moram na serra?




As pessoas buscam por respostas e ações para evitar novos desastres. Apesar de ter sido uma madrugada de terror, lições e sede de novas ações vão ficar para o resto da vida.




Uma catástrofe destrói, mata, decepciona e também deixa muitas lições. Por isso traz mudanças. E no fim de cada dia, o trabalho de resgate era reavaliado para melhorar no seguinte.




Em Petrópolis, as equipes de resgate aprenderam a importância da comunicação. Uma lição ensinada por 18 radioamadores voluntários que fizeram a diferença no Vale do Cuiabá.




A experiência deu tão certo que hoje a rede de rádio amadores integra o Comitê de Ações Emergenciais. A prefeitura investiu R$ 142 mil na compra de equipamentos. Quase 90 pessoas foram habilitadas para operar o sistema em caso de emergência. Inclusive Secretários de Governo e técnicos da Defesa Civil.




Para salvar vidas, o perigo passou a ser anunciado por sirenes. Elas avisam quando é preciso sair da área de risco e procurar um dos pontos de apoio do bairro. As sirenes do Sistema de Alerta da Defesa Civil foram instaladas nos três maiores municípios da região serrana. Em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, as famílias receberam o treinamento nos simulados. E, os rios das três cidades também estão sendo monitorados, para dar o alerta se houver risco de inundação.




Em Nova Friburgo a tragédia deixou a lição de que é preciso organizar. O Deputado Federal Glauber Braga é autor de uma emenda que estabelece as atribuições de cada segmento do governo. Em caso de tragédia todo mundo vai saber o que fazer.




A emenda ainda vai ser votada. O deputado preside a Comissão Especial de Medidas Preventivas da Câmara Federal. E, pretende criar um Fundo Nacional de Emergência, que vai dispor de recursos nas catástrofes.




Em Teresópolis, a lição que o Presidente da Associação de Moradores do bairro Caleme, Geová da Silva, aprendeu foi a da prevenção. A casa da rua do Triunfo, nº 100, onde ele mora, virou quartel general do bairro Caleme. Na tragédia, Geová perdeu vizinhos, viu o rio subir e encobrir tudo. E, decidiu que iria ajudar a dar segurança aos moradores do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário