sexta-feira, 27 de junho de 2014

Chuvas no sul do Brasil



O nível do rio Uruguai já alcança valores iguais e até superiores à grande enchente de 8 de julho de 1983 entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em ambos os estados, já são mais de 50 municípios inundados, onde o número de afetados não para de subir.
Na tarde desta sexta-feira (27), pelas redes sociais, uma informação de que a usina Foz do Chapecó não suportaria o grande volume de água e, portanto, viesse a se romper gerou pânico na população de cidades barragem abaixo.
A informação, contudo, foi desmentida pela empresa que opera as turbinas na hidrelétrica. Porém, a preocupação com o excesso de água existe e as autoridades agem com cautela, no momento.
Os dados online da hidrelétrica mostraram às 16 horas (Brasília), vazão de 24.080 metros cúbicos por segundo de água, considerado recorde desde a abertura da hidrelétrica.
O nível de água na represa de Foz do Chapecó está em 40 metros, o que armazena cinco bilhões de litros de água em uma área de oito mil hectares.
A grande preocupação dos técnicos da empresa é que as comportas da usina de Itá, acima do lago de Chapecó estão abertas para liberar o grande volume de água.
Além disso, o rio Uruguai deve receber ainda mais água nas próximas horas do rio Irani, pois uma barragem se rompeu no município de Ponte Serrada, no meio-oeste catarinense.



(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Para conferir dados de previsão de tempo e/ou aviso meteorológico oficial consulte o Inmet (www.inmet.gov.br) e o Cptec/Inpe (www.cptec.inpe.br). Para conferir dados de alerta meteorológico consulte a Defesa Civil de sua região. Em caso de emergência ligue para 199 ou 193.

Compartilhe nossas publicações na web!

Site: www.deolhonotempo.com.br
Facebook: www.facebook.com/deolhonotempometeorologia1
Twitter: www.twitter.com/deolhonotempo 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário