sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Desmoronamentos de pedras causam interdição de seis casas na Posse.

Desmoronamentos de pedras causam interdição de seis casas na Posse.
Pelo menos cinco desplacamentos de rochas aconteceram na noite desta quinta-feira e manhã de sexta. A primeira, segundo moradores, ocorreu por volta das 20h e assustou quem estava próximo a localidade. As rochas caíram de cerca de 80m de altura, na Estrada da Pedreira, no Ingá, distrito da Posse. Seis casas tiveram que ser interditadas e os moradores aguardam equipes da Setrac.

Outros três desplacamentos aconteceram em seguida, com uma média de 30 minutos entre eles. Na manhã de hoje, por volta das 9h, os moradores se assustaram mais uma vez, por causa do barulho e queda da mais uma parte da rocha. Quem está próximo ao local afirma que é possível ouvir estalos vindo de onde aconteceu o deslizamento. Quando venta, a poeira sobe e assusta ainda mais os moradores. Um geólogo esteve no local e informou que há risco de novos desabamentos. De acordo com ele, esta é uma situação imprevisível e não há uma causa específica para o incidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado dos moradores chegou às 22h30. Uma guarnição do 15º GBM do Centro foi deslocada para a área. Quatro bombeiros estavam sobre a pedra quando um dos desmoronamentos aconteceu. "Foi bastante assustador. Eram pedras grandes e elas provocam muita faísca quando caem", comentou um dos bombeiros. A equipe permaneceu no local até a madrugada.

Moradora há 18 anos da Estrada da Pedreira, Teresa Nogueira estava em casa quando ouviu o barulho. “Eu assistia TV quando escutei um estalo que me chamou atenção. A princípio achei que fosse um cavalo que tinha subido no local mais cedo e não o vi descer depois, mas, quando ouvi o barulho outra vez, os vizinhos correram para alertar sobre o que estava acontecendo”, explicou.

Foi nesse momento que Teresa se juntou aos vizinhos e, com lanternas, foram ver o que estava acontecendo. “Me deparei com tudo branco. Havia muito poeira, não era possível enxergar nada e houve outro deslizamento de rochas enquanto estávamos olhando. Fiquei apavorada! Achei que fosse o fim do mundo! Neste momento desceram pedras enormes, soltando muitas faíscas”, declarou a moradora.

Nota da Defesa Civil:



A Secretaria de Proteção e Defesa Civil interditou seis casas na manhã desta sexta-feira (14/2) na Estrada da Pedreira, na Posse, em decorrência do deslizamento de pedras registrado na noite de quinta-feira (13/2). Ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida. As interdições foram uma medida preventiva, já que outras pedras ameaçam cair. A Defesa Civil continuará acompanhando a situação na região nas próximas semanas. Os moradores somente poderão voltar ao local com autorização da Defesa Civil.

O desplacamento de rochas, de uma altura de cerca de 50 metros, aconteceu entre 20h e 22h. Na mesma noite, a Defesa Civil agiu prontamente e encaminhou agentes ao local. Eles recomendaram aos moradores que deixassem os imóveis e todos seguiram para a casa de parentes. Já na manhã de sexta-feira um engenheiro, dois geólogos e uma arquiteta da Defesa Civil vistoriaram a área, decidindo pela interdição das seis casas.

O desplacamento aconteceu em consequência da variação térmica no maciço rochoso que fica atrás das casas da região. A dilatação e a contração fizeram com que as pedras se soltassem, caindo em terrenos particulares.

Fonte:http://www.e-tribuna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário