sábado, 21 de dezembro de 2013

Em 72 horas, Brasil registra os maiores acumulados de chuva do planeta.

Notícias Nacionais
Em 72 horas, Brasil registra os maiores acumulados de chuva do planeta.
A precipitação estimada nas últimas 72 horas pelo satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana (NASA) foi bastante expressiva sobre parte do Brasil.
Em municípios do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará e Amazonas, o acumulado desde a última segunda-feira (16) superou os 100 milímetros, com destaque para as regiões de Linhares, no Espírito Santo, e Sorriso, em Mato Grosso, que pelas estimativas do satélite receberam entre 150 e 250 milímetros.
O litoral do Espírito Santo, em especifico, foi a região do planeta que mais registrou chuva nas últimas 72 horas ganhando até mesmo para regiões equatoriais da Ásia, onde também chove muito nesta época do ano.
No departamento de Beni, no leste da Bolívia, também houve registro de mais de 200 milímetros nos últimos dias, o que elevou gradativamente o nível dos rios Guaporé e Mamoré, no oeste de Rondônia.
(Crédito da imagem: Reprodução/NASA)

Fonte:http://deolhonotempo.com.br/site/em-72-horas-brasil-registra-os-maiores-acumulados-de-chuva-planeta/

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)


Em 168 horas, litoral do Espírito Santo registra o maior volume de chuva de todo o planeta.

Em 168 horas, litoral do Espírito Santo registra o maior volume de chuva de todo o planeta.
Os dados interpolados do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana (NASA) com estações meteorológicas de superfície comprovaram que ao longo das últimas 168 horas (desde a última sexta-feira, 13), o litoral do Espírito Santo foi a região de todo o planeta Terra que mais registrou precipitação.
Na comunidade de Boa Vista, em Linhares, das 18 horas (Brasília-verão) de sexta-feira (13) até às 18 horas desta sexta-feira (20), o índice pluviométrico havia chegado a impressionante marca de 498,6 milímetros. Ainda no litoral capixaba, a estimativa feita pelo satélite foi de precipitação entre 500 e 700 milímetros.
No mesmo período foram contabilizados 345,5 milímetros em Cahuide, no departamento de Cuzco, no Peru e 448 milímetros em Placencia, no estado de Stann Creek, em Belize.
No litoral do Sri Lanka, região de Kirinda, foram aferidos 380 milímetros de chuva. E no extremo norte do Vietnã, em na província de Lai Châu, foram observados 400 milímetros, já na fronteira com a China.
Até o final da noite desta sexta-feira, quase 20 mil pessoas ainda permaneciam desalojadas em todo o estado por conta dos alagamentos, muitos que sequer haviam começado a recuar.
(Crédito das imagens: Carlos Alberto Silva/A Gazeta)
Fonte:http://deolhonotempo.com.br/site/em-168-horas-litoral-espirito-santo-registra-o-maior-volume-de-chuva-de-todo-o-planeta/







Nenhum comentário:

Postar um comentário