quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Agentes que atuaram nas chuvas de março recebem homenagem

Agentes que atuaram nas chuvas de março recebem homenagem
Foto: Wilson Affonso

Agentes da secretaria de Proteção e Defesa Civil que salvaram vidas durante o desastre das chuvas de 17 de março foram homenageados nesta terça-feira (17/12), na cidade do Rio de Janeiro, pelo Corpo de Bombeiros. A Medalha Mérito de Defesa Civil foi entregue a sete agentes de Petrópolis que tiraram moradores com vida da Vila São Joaquim, no Espírito Santo, na madrugada do dia 17 para o dia 18.

A medalha foi entregue pelo secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões. Os agentes Fernando Fernandes e Paulo Roberto Filgueiras, que morreram durante a ação da Defesa Civil no local, foram homenageados. Bruno Guimarães, filho de Fernando, e Fábio Filgueiras, irmão de Paulo Roberto, receberam as condecorações.

Na noite do desastre, uma barreira havia deslizado e atingido algumas casas. Os agentes da Defesa Civil atuavam no socorro aos moradores da região, quando outro deslizamento vitimou Fernando e Paulo Roberto. Ricardo Corrêa, que chegou a ficar 90 dias em coma após ser atingido pela barreira, também foi homenageado. Fisicamente ele está cada vez melhor e já trabalha para a Defesa Civil.

“É um orgulho saber que comecei voluntário e depois desses anos todos, estou aí, recebendo essa homenagem. Todo mundo que trabalhou lá teve o seu mérito”, disse Ricardo Corrêa. Também foram homenageados o diretor operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ramon Camilo e os agentes Marco Aurélio Melo, Vitor Junior e Fábio Luiz Januário.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, acompanhou a cerimônia. “A Medalha Mérito de Defesa Civil materializa o reconhecimento não só do Corpo de Bombeiros, mas da Secretaria Estadual de Defesa Civil, a esses heróis daquela noite e de muitas outras que salvaram vidas e mantiveram acesa a chama de esperança e de confiança do poder público. Existem outros heróis anônimos que, apesar de não terem sido agraciados com a medalha, também merecem muito respeito e consideração pelos relevantes serviços prestados”, disse.

O secretário estadual Sérgio Simões discursou sobre os desafios da Defesa Civil no estado do Rio. “As Defesa Civis dos municípios são a ponta de lança de todo um sistema de segurança e proteção civil que a sociedade tanto precisa. Sempre há um tipo de risco envolvido. Estamos sujeitos a cometer erros e só comete quem está na rua. A rua tem características próprias que nos desafiam todos os dias. A secretaria Estadual de Defesa Civil tem uma linha de pensamento aliada a uma estratégia internacional, para que as cidades aprendam a conviver com o risco e a se autoproteger. Mas ainda não podemos dizer que as prefeituras estão tão bem organizadas quanto às de Petrópolis, Caxias, Teresópolis, Nova Friburgo, que dotaram as Defesas Civis de quadros técnicos”, disse Simões, durante o evento no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Praça da República. “Hoje homenageamos os companheiros de Petrópolis que estavam naquele cenário de desastre. Parabéns a todos vocês”.

Do Corpo de Bombeiros foram homenageados com a Medalha Mérito Avante Bombeiro o segundo sargento Rene Giardini, o terceiro sargento Wagner Luiz Tardy Vidal e o soldado Julio Cesar Alvaraes Mussel, que também estavam na Vila São Joaquim, durante o desastre de 17 de março.





Palavras Ricardo Corrêa, que chegou a ficar 90 dias em coma após ser atingido pela barreira.


Hoje foi um dia de homenagens e de emoções!
Foi de grande prazer e alegria receber a condecoração da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, tal como ver os companheiros que também atuaram no desastre de março de 2013, no Quitandinha, receberem suas medalhas de reconhecimento por suas ações.
A emoção foi maior no momento em que encontrei Fábio, Marlon e a Mãe de Beto, pessoas essas, que dividi ótimos momentos, quando da minha convivência quase permanente com o Beto.
Ver o Bruno filho do Fernando me balançou, por eu estar acompanhado por meu filho Lucas, se é que me entendem?
Posso dizer que fiquei orgulhoso de rever alguns oficiais que participaram da minha jornada de Defesa Civil.
Bom estar ao lado do Coronel Simão meu atual superior, sempre companheiro e gentil me proporcionou um dia inesquecível e ainda tive o abraço do amigo Coronel De Paula.
Encontrar o bombeiro Giardini, que também foi soterrado foi de extrema felicidade, nós podemos receber o "breve do curso de minhoca"! .....rsrsrsrs.
Meu filhão, todo feliz com o Pai dele, valeu meu garotão.
Para terminar só faltou o meu mulekin, Matheus. No mais foi espetacular. Até as aventuras com o bombeirão Mussel.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário