segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Famílias desocupam comunidade Saraiva durante simulado de emergência

Famílias desocupam comunidade Saraiva durante simulado de emergência

Coordenado pela secretaria de Defesa Civil de Duque de Caxias, o 14º Exercício Simulado de Desocupação da População Residente em Comunidades Vulneráveis frente ao risco de acidentes ou contaminação procedente das indústrias que integram o Complexo de Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), realizado neste sábado (19/10), no Polo Industrial de Campos Elíseos, foi considerado um sucesso pelo secretário tenente coronel Marcello Silva da Costa. "Quero agradecer a integração fantástica entre voluntários, poder público e comunidade, que possibilitou que o simulado fosse realizado com sucesso", enalteceu. 




A ação durou quatro horas e mobilizou cerca de 23 instituições, com 150 agentes públicos (em nível federal, estadual e municipal) e 350 voluntários da rede SVAC. Além da Defesa Civil, o treinamento contou com a participação das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Política de Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e Serviços Público, além do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipes dos hospitais públicos que têm área para pouso de helicópteros com feridos.
Realizado desde 1999, o exercício simulou este ano um vazamento de gás butadieno, utilizado na fabricação de borracha e altamente tóxico, seguido de um incêndio na empresa Lanxes. O primeiro combate foi realizado pela equipe de brigadista da empresa, mas à medida que a situação se agravava e devido ao risco de uma grande explosão, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e a Defesa Civil foram acionadas para auxiliar na ação de evacuação de 27 ruas da comunidade Saraiva. Durante a ação, as famílias foram levadas para locais distantes, tendo como ponto de apoio o Ciep 208 Alceu Amoroso Lima, na Rua 2, em Jardim Primavera. Segundo Claudia Avelar, coordenadora do processo Apell, a escola representa um ponto seguro por ficar distante da região atingida. Ao todo, 12 ambulâncias foram disponibilizadas para socorrerem 17 "vítimas". Os casos mais graves foram encaminhados aos hospitais estadual Adão Pereira Nunes e municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.

Diretor da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Imbariê, Guilherme Garzoni aproveitou a presença para ajudar no socorro às "vítimas". "Estamos aqui para participar, somar e trazer saúde para comunidade. Estamos oferecendo os serviços de vacinação de crianças, glicose, pressão arterial, DST/Aids. É muito importante levar informação às famílias", explicou. 

Acompanhada pelas três filhas pequenas, Ana Paula Ferreira, de 34 anos, que mora há três na comunidade Saraiva, participou pela primeira vez do exercício simulado e aprovou a iniciativa. "Ações como essa são muito importantes para nos mostrar como agir em alguma situação de risco", elogiou.




Um comentário: