segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Simulado de mobilização comunitária próximo dia 18 de Dezembro de 2011


Simulado de mobilização comunitária  próximo dia 18 de Dezembro de 2011


Agentes de Saúde são capacitados pela Defesa Civil para o simulado do dia 18

Buscando orientar os moradores sobre os procedimentos que devem ser tomados em momentos de emergência, a Defesa Civil de Petrópolis capacitou nesta quinta-feira (8) cerca de 40 agentes comunitários de saúde para atuarem no simulado que será realizado no próximo dia 18, simultaneamente, em oito bairros do município.

Para o assistente de operações da Defesa Civil, Ricardo Branco, a participação popular é essencial para a eficácia do sistema. “Neste momento, estamos em processo de escolha dos pontos de apoio dos bairros que participarão do simulado e contamos com o auxílio de todos os agentes. Eles são importantes ferramentas multiplicadoras”, destacou.

Elida Marta foi uma das três agentes selecionadas para supervisionar os trabalhos dos agentes. Ela, que é responsável pelos bairros Sargento Boening e 24 de Maio, acredita no sistema e buscará informar à população rapidamente. “A mobilização é muito importante. Vamos distribuir os panfletos de porta em porta. Não podemos esperar acontecer algo de ruim em nossa cidade para depois procurarmos maneiras de prevenção”, disse.

O simulado do dia 18 começará às 10h e envolverá os moradores dos bairros Quitandinha, Duques, São Sebastião, Siméria, Valparaíso, Sargento Boening, 24 de Maio e Duarte da Silveira.

Durante a palestra foram apresentadas todas as orientações que os agentes devem transmitir para os moradores de seus respectivos bairros, além do próprio funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme por Meio de Sirene, tais como:

O que o deve ser feito quando a sirene tocar

- Reúna a família e as pessoas próximas;
- Pegue os seus documentos e remédios necessários;
- Desligue a chave da luz e o gás;
- Vá para o local de apoio da comunidade, que está sinalizado nas placas, sem correria;
- Mantenha a calma, mas não fique parado. Siga as orientações do agente comunitário;
- Não volte à sua casa se não tiver autorização da Defesa Civil.

O que NÃO deve ser feito

- Ficar andando de um lugar para o outro;
- Tentar carregar objetos grandes ou pesados;
- Voltar para buscar coisas secundárias.
Simulado de mobilização comunitária
Senhores !!!
No próximo dia 18 de Dezembro de 2011, teremos o último simulado da sirenes
em Petrópolis e em todo o Estado do Rio.
Deveremos nos reunir na sede da ROER no dia 18 por volta das 07:30 da manhã, para de lá partimos para os pontos selecionado pela Defesa Civil.
Desta vez não agiremos só em um bairro, nós cobriremos todos os bairros que tem sirene, que são aproximadamente oito bairros , preciso de 2 operadores por ponto, que deve dar um total de 16 voluntários. Nesta última atuação de simulado de sirenes espero contar com todos os voluntários atuantes e de mais alguns que queiram se juntar a esta empreitada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário