domingo, 29 de novembro de 2015

Segunda semana municipal de redução a desastres naturais Hotel quitandinha petrópolis rj.

Segunda semana municipal de redução a desastres naturais 
Hotel quitandinha petrópolis rj.

Cerca de 200 pessoas participaram nesta sexta-feira (27/11) do Simpósio Municipal de Redução de Desastres Naturais, no Sesc Quitandinha. Ao longo de todo o dia, representantes das secretarias nacional, estadual e municipal de Defesa Civil, além de outros órgãos que atuam na prevenção e na resposta a desastres das chuvas, trocaram experiências e apresentaram boas práticas na área. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, e faz parte da 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais.
O simpósio teve início às 9h, com uma palestra do prefeito Rubens Bomtempo sobre avanços conquistados em Petrópolis desde 2013 em relação à prevenção de desastres das chuvas. Ele falou sobre a criação de Secretaria de Proteção e Defesa Civil e outras ações tomadas pela Prefeitura, como a inclusão da temática da Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal e a capacitação de mais de 600 moradores de comunidades com áreas de risco. O objetivo dessas ações, como explicou Bomtempo, é fomentar a cultura da prevenção nas comunidades e entre os jovens, desde cedo.
“Promovemos uma articulação interna, envolvendo todos os secretários na prevenção de desastres naturais, por ser essa uma prioridade de governo. Essa é uma etapa. Vencida essa etapa, buscamos o passo seguinte, que é envolver a sociedade nesse processo, nas escolas e nas comunidades, para juntos trabalharmos esse tema como prioridade da cidade”, disse Bomtempo.
Diretor da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Armin Braun elogiou as ações de Petrópolis na prevenção de desastres das chuvas. Ele afirmou que as crianças, quando sensibilizadas para os perigos das chuvas, multiplicam esse conhecimento dentro de casa. “O efeito da atuação de uma criança dentro de casa é muito maior do que a feita por um adulto. Os Nudecs também são muito importantes, por levar essa mensagem diretamente para a comunidade. A chave é ligar a ação governamental à sociedade. Infelizmente, as comunidades que têm a maior percepção de risco são as que passaram por um desastre. Temos que mudar isso”, disse Braun.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, afirmou que o simpósio foi uma vitória do município na área da prevenção. “Foi um dia marcante para a Defesa Civil, porque conseguimos reunir autoridades de todo o país para dividir com Petrópolis experiências positivas de Defesa Civil. Foi uma oportunidade para conhecermos outras ações bem sucedidas de prevenção. Com esse aprendizado, poderemos avançar ainda mais como Defesa Civil”, disse Simão.
Entre os palestrantes, estavam: o superintendente da Secretaria estadual de Defesa Civil, Marcelo Hess; o representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Carlos Frederico de Angelis; o cônsul-geral adjunto do Japão, Ken Kondo; e representantes das Defesas Civis de Angra dos Reis e Juiz de Fora e da Universidade Federal Fluminense (UFF) campus Petrópolis; entre outros.
Agentes de saúde (ACS), de endemias (ACE) e das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs), que atuam nas ações da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, participaram do simpósio.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário